PRESIDENTE DA AT RECEBE MISSÃO TÉCNICA DO BANCO MUNDIAL

PRESIDENTE DA AT RECEBE MISSÃO TÉCNICA DO BANCO MUNDIAL

A presidente da AT, Elisa Zacarias, junto com a sua equipa de trabalho, recebeu, ontem, (05), no seu Gabinete, uma missão técnica do Banco Mundial, chefiada pelo seu representante, Ernani Chaccur, no âmbito da implementação do Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral.

O encontro que contou, igualmente, com a participação de uma comitiva do Ministério dos Transportes e Logística, liderada pelo respectivo Secretário Permanente, Ambrósio Sitoe, visava a revisão do grau de implementação das actividades sob alçada da AT.
Do encontro ficou assente a necessidade de a Autoridade Tributária continuar a orientar o seu foco nos 5 grandes pilares a si adstritas, nomeadamente, a implementação do acordo de partilha de dados; a gestão coordenada das fronteiras; gestão do risco, auditorias pós desembaraço e operador económico autorizado e redução dos custos de desembaraço aduaneiro, permitindo, deste modo, o alcance dos resultados desejáveis.
Intervindo na ocasião, a Presidente da Autoridade Tributária Elisa Zacarias, saudou o encontro e partilha da informação, e afirmou que Autoridade Tributária está preparada para melhorar e dinamizar, o Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral, tendo igualmente, sugerido à liderança do projecto para que apresentasse um cronograma de trabalho que permita um maior engajamento dos grupos de trabalho.
Por outro lado, instou as equipas técnicas da AT para que trabalhassem por forma a garantir que as actividades cuja implementação estão sob responsabilidade da AT, ganhem um novo dinamismo de modo a optimizar as janelas que o projecto oferece.
A nível da AT, o grupo de trabalho é constituído pela equipa de Coordenação do Projecto de Fronteiras de Paragem Única (PFPU), Divisão de Gestão Coordenada de Fronteiras, Divisão de Gestão de Riscos, Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação (DTIC), Direcção de Normação e Procedimentos Aduaneiros, entre outros sectores.