Operação Sossego

COMANDO CONJUNTO ENCERRA COM SUCESSO A OPERAÇÃO SOSSEGO 2013/2014

COMANDO CONJUNTO ENCERRA COM SUCESSO A OPERAÇÃO SOSSEGO 2013/2014

Decorreu a 17 de Janeiro, do ano em curso, na fronteira de Ressano Garcia, o encerramento da Operação Sôssego, que tinha como objectivo  principal flexibilizar a livre circulação de pessoas, bens e mercadorias durante a quadra festiva.

Trata-se  duma operação que decorreu no período compreendido entre 28 de Novembro de 2013  e 16 deJaneiro de 2014, e foi levado a cabo pelo Comando Conjunto que integrava a Polícia da República de Moçambique (PRM), Alfândegas de Moçambique,  Direcção Nacional da Migração, Ministério do Trabalho, Serviço de Salvação Pública (SENSAP), Cruz Vermelha (CV) , INATTER e a Inspencção Nacional das Actividades Económicas.

Intervindo na ocasião, o Comandante Geral da PRM, Jorge Khalau,  disse que o objectivo da operaçao foi atingido com sucesso, pese embora se tenha assinalado algumas ocorrências em diversos pontos do país.

“Podemos dizer que o objectivo principal da operação, foi plenamente alcançado, uma vez que ao longo da via pública não houve problemas a assinalar, portanto, a situação esteve calma e controlada”. Referiu Khalau.

Por seu turno, o Coordenador Geral da Operação Sossego, Hermenegildo Hilario, fazendo o balanço da operação, referiu que “ os trabalhos levados a cabo durante a operação, pode-se dizer que decorram num ambiente tranquilo e caracterizado pela calma, graças a entrega e o desempenho de toda equipe envolvida, bem como da população em geral, assim como do papel dos meios da comunicação social na difusão de mensagens de apelo para maior colaboração”.

Num outro desenvolvimento, Hilário disse que o operação, contou com um total de 1052 agentes. Dentre os quais, 62 provenientes da zona norte, 136 da zona centro e 854 pertencentes a zona sul.

Refira-se que a operação, decorreu a escala nacional, com maior incidência nas fronteiras com grande fluxo de pessoas e bens, como  Fronteira de Ressano Garcia, e que os agentes envolvidos, tinham a missão de garantir a livre circulação de pessoas e bens, ordem e segurança públicas, redução do tempo do desembaraço de pessoas e bens, prevenção de acidentes de viação, facilitar o comércio, assim como proporcionar uma recepção calorosa aos turistas nacionais e estrangeiros.